01/06/14

Os 7 achados arqueológicos mais misteriosos da história

Intrigantes descobertas antigas têm uma forma de cativar o público, talvez porque é simplesmente muito fácil de inventar explicações interessantes sobre como e por que as coisas existem. 

Estas 7 descobertas arqueológicas conseguiram se tornar temas quentes de debate apesar de sua idade, aparecendo em capas de revistas ano após ano, com pesquisadores levantando novas teorias ao longo do caminho.

Atlântida

A cidade perdida de Atlântida foi descoberta nas Bahamas, ilhas gregas, Cuba, Japão, na costa brasileira... Isso se acreditássemos em cada reivindicação de descoberta.

Descrita pela primeira vez pelo antigo historiador grego Platão, em 360 aC, a ilha mitológica era supostamente uma grande potência naval antes de afundar no mar mais de 10.000 anos atrás, em um evento catastrófico. 

Arqueólogos debatem a existência real da ilha, bem como a sua localização. Mas, mesmo sem uma prova definitiva, Atlântida continua a envolver o imaginário popular como poucos outros mistérios arqueológicos lá fora.

Stonehenge


O monumento pré-histórico conhecido como Stonehenge é um dos mais famosos do mundo. 

O anel de pedras megalíticas foi construído cerca de 4.000 anos e foi um feito impressionante para os povos primitivos que o construíram. Não se sabe ao certo quem, como e qual era o propósito de Stonehenge. Teorias variam um observatório astronômico a um templo religioso. 

Armadilhas para animais antigos


Muros baixos de pedra cruzando os desertos de Israel, Egito e Jordânia têm intrigado arqueólogos desde a sua descoberta por pilotos no início do século 20.

A cadeia de linhas tem 64 km e data de 300 aC, mas foi abandonada há muito tempo.

O mistério pode ser um pouco menor graças a um estudo recente alegando que a finalidade da cadeia era afunilar animais silvestres em direção a um pequeno poço, onde poderiam ser facilmente mortos em grande número. Este sistema eficiente sugere que os caçadores locais sabiam mais sobre o comportamento da fauna local que se pensava.

Mecanismo de Antikythera


Como um tesouro fantástico de um filme, a descoberta do mecanismo de Antikythera continua sendo um grande mistério arqueológico.

Encontrado nos destroços de um navio de carga grego afundado há pelo menos 2.000 anos, o artefato bronze circular contém um labirinto de engrenagens interligadas e personagens misteriosos gravados em suas faces expostas. Originalmente pensado para ser uma espécie de astrolábio de navegação, os arqueólogos continuam a descobrir seus usos e agora sabem que era, no mínimo, um calendário astronômico muito complicado.

Ele ainda é o aparelho desse período mais sofisticado já encontrado, que antecede a próxima aparição de dispositivos semelhantes por 1.000 anos.

Linhas de Nazca


No chão, as Linhas de Nazca, no Peru, não são nada espetaculares. No entanto, vistas do ar, a partir do qual elas foram vistas pela primeira vez por aviões comerciais nos anos 1920 e 30, elas são surpreendentes. 

Os arqueólogos concordam que as enormes formas, que vão desde linhas geométricas às descrições complicadas de animais, plantas e figuras imaginárias, foram feitas mais de 2.000 anos pelo povo da cultura pré-Inca Nazca. Eles simplesmente removiam os seixos na superfície vermelha para revelar a terra mais leve abaixo.

Como eles fizeram isso permanece um mistério, o que levou os teóricos da conspiração a levantar ideias sobre desembarques de alienígenas. No entanto, é mais provável que as linhas eram um método de ritual para os deuses que os Nazca acreditavam. 

As Grandes Pirâmides


Podemos dizer que o que sabemos sobre as Grandes Pirâmides do Egito é extremamente fascinante, mas não que sabemos tudo sobre elas. 

Construídas quase 5.000 anos atrás, no que hoje é o Cairo, o complexo de três pirâmides com a maior, Khufu, dominando o sítio, é uma prova de reverência dos antigos egípcios para seus faraós e  sua crença na vida após a morte. 

Os arqueólogos ainda estão descobrindo novos túneis e poços construídos dentro das pirâmides, e ainda estão em busca de pistas sobre quem construiu os grandes monumentos, como e por que.

Göbekli Tepe


Uma descoberta arqueológica surpreendente feita em 1994 em uma área rural da Turquia tem  levantado novas questões sobre a evolução da civilização. 

Contendo vários anéis de enormes colunas de pedra esculpidas com cenas de animais e que data do 10º milênio aC, Gobekli Tepe é considerado o lugar de adoração mais antigo do mundo. No entanto, a evidência sugere também que as pessoas que o construíram eram caçadores semi-nômades, e provavelmente desconheciam a agricultura, que surgiu apenas cinco séculos mais tarde.

Vi no Blog Blux

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...